Facebook Instagram Twitter YouTube

Bebidas turcas para esquentar ou esfriar os ânimos

Cores e Sabores

Que a gastronomia turca é divina, ninguém que tenha experimentado tem dúvida disso. Além da variedade em cores e sabores, as receitas trazem um charme inusitado na mistura de ingredientes e na forma do preparo. 

Para quem não tem medo de arriscar, existem três bebidas típicas do país (não alcóolicas) que podem ser encontradas em qualquer cafeteria, durante todas as estações do ano: Boza, Ayran e a Sahlep.  Abaixo, um resumo do que te espera em cada uma delas: 

Boza –  preparada com sementes de grão de bico trituradas, açúcar e canela, a bebida cremosa ganha um tom amarelado. Costuma ser bebida sem nenhum acompanhamento nas noites frias do inverno turco. 

Ayran – feito à base de sal, iogurte e água, essa bebida é comumente mais consumida nas estações quentes do ano, já que é servida gelado. De cor esbranquiçada, ela vem com uma espessura mais cremosa e é extremamente saudável, podendo ser consumida também junto às refeições. Para fazer em casa é fácil, fácil, basta misturar 100 mls do iogurte puro e gelado, com a mesma quantidade de água fria e uma colher de sal (medida da colher de café) e bata no liquidificador ou mixer. 

Sahlep – a mistura traz leite e o próprio pó chamado “sahlep” composto por diversas especiarias, que pode ser encontrado em mercados na Turquia ou em algumas casas de especiarias. Pode ser consumida sozinha ou com acompanhamento e normalmente leva um toque de canela em pó ao ser servida.



Compartilhar no Twitter

Publicidade