Facebook Instagram Twitter YouTube

Museu Mazzaropi apresenta a vida e a obra do artista

Taubat

Visitar o Museu Mazzaropi é praticamente obrigatório para fãs do cinema nacional. Fundado em 1985, o espaço fica em Taubaté (SP) e reúne mais de 20 mil itens sobre a vida e a obra do cineasta e comediante Amácio Mazzaropi, como fotos, documentos, filmes, objetos cênicos, móveis e equipamentos.

Na década de 1970 e no início da década de 1980, o terreno onde hoje estão o Hotel Fazenda Mazzaropi e o Museu serviu de estúdio para o também ator, produtor, diretor, empresário e comediante, famoso por criar e imortalizar o personagem Jeca Tatu. Sua produtora e distribuidora PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi) lançou sucessos como “Jeca Tatu” e “Tristeza do Jeca”.

Depois da aquisição do local, em 1985, e de sua recuperação para uso como hotel, os novos proprietários deram início ao resgate da história. Pouco a pouco o acervo foi recuperado por meio de aquisições, doações de fãs e de pessoas que trabalharam com o cineasta. 

Em 1997, o Museu deu início a um programa de comunicação mais amplo e passou a fazer contatos com arquivos públicos e particulares, incluindo outros museus. Além disso, passou a fomentar a pesquisa da obra do artista junto a universidades e escolas, até que em 2000 foi criado o Instituto Mazzaropi, cujo objetivo é preservar e divulgar a história e o trabalho do artista.

O empreendimento conta hoje com um novo prédio, inaugurado em 2010, além de uma exposição de longa duração e outros projetos itinerantes. O local abriga ainda um auditório para eventos. 

O Museu Mazzaropi é um dos maiores museus privados do Brasil, com mais de mil visitantes por mês, entre estudantes de ensino médio e de cinema e profissionais da área de cultura. Mais informações podem ser obtidas no site www.museumazzaropi.org.br.

 

SERVIÇO

www.museumazzaropi.org.br

Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 249 - Taubaté, São Paulo

Telefone: (12) 3634-3447

Horários: terça a domingo, bilheteria das 8h30 às 12h, permanência no museu até às 12h30. Fechado às segundas-feiras.

Preços: R$ 5 (estudantes) e R$ 10 (adultos); idosos e crianças de até 7 anos de idade têm entrada gratuita.

Agendamento para grupos: qualquer pessoa, responsável pelo grupo, pode agendar pelo emailvisite@museumazzaropi.com.br. É preciso enviar: nome da instituição, telefone, número total de visitantes, faixa etária do grupo, data e hora pretendida. Este serviço depende da disponibilidade de agenda.



Compartilhar no Twitter

Publicidade