Facebook Instagram Twitter YouTube

Cidades brasileiras que mais compartilham viagens

carona

Ribeirão Preto é uma das cidades brasileiras com maior adesão à plataforma de viagens compartilhadas BlaBlaCar, que foi lançada no país em novembro de 2015. Até maio deste ano, as viagens que tiveram a cidade como ponto de partida ou destino percorreram 800 mil quilômetros, em mais de 35 rotas diferentes.

De acordo com a BlaBlaCar, as principais rotas de caronas intermunicipais ligam Ribeirão Preto a São Paulo, Campinas, Uberlândia, Uberaba e Franca. O compartilhamento de viagens é uma forte tendência em todo o país, permitindo que os deslocamentos interurbanos sejam até 75% mais econômicos. Isso acontece porque ao dividir o trajeto com outras pessoas, o condutor divide também os custos com gasolina e pedágio.

Outra vantagem do compartilhamento de viagens é a diminuição das emissões de CO2. A plataforma estima que apenas as rotas envolvendo Ribeirão Preto tenham deixado de emitir 85 toneladas de CO2 na atmosfera, já que muitos usuários deixam o carro na garagem para compartilhar a viagem com outras pessoas. Nas estradas europeias, onde a BlaBlaCar surgiu, a ocupação média dos veículos é de 1,7 pessoa, contra 2,8 pessoas por veículo na comunidade de compartilhamento.

Como um marco da boa adesão à plataforma durante os últimos seis meses, a BlaBlaCar está lançando uma campanha de rádio. Durante três semanas, as principais emissoras de Ribeirão Preto reproduzirão três comerciais que informam sobre as vantagens econômicas de compartilhar uma viagem.

“Por ser uma maneira em conta de viajar, o compartilhamento permite que mais pessoas viajem e que os viajantes tenham orçamento sobrando para lazer, alimentação ou artesanato nos seus destinos - estimulando, assim, o turismo nacional.”, afirma Ricardo Leite, diretor-geral da BlaBlaCar no Brasil.



Compartilhar no Twitter

Publicidade