Facebook Instagram Twitter YouTube

UXUA inaugura novo restaurante no Quadrado

UXUA inaugura novo restaurante no Quadrado, em Trancoso Texto explicativo da imagem: UXUA inaugura novo restaurante no Quadrado, em Trancoso Texto explicativo da imagem: UXUA inaugura novo restaurante no Quadrado, em Trancoso Texto explicativo da imagem: UXUA inaugura novo restaurante no Quadrado, em Trancoso

O UXUA Casa Hotel & Spa abre seu novo restaurante em Trancoso com a missão de reunir em seus pratos as tradições que formam a identidade do vilarejo: ingredientes indígenas, frutos do mar frescos, temperos dos colonizadores europeus e o toque orgânico e saudável trazido pelos hippies que redescobriram a região na década de 70.

 Ambiente

Localizado estrategicamente no curacao de Trancoso,o Quadrado, o restaurante foi batizado de UXUA QUADRADO e traz apenas 35 assentos para proporcionar uma experiência intimista aos hóspedes e visitantes. O espaço se integra às onze casas autorais cinco estrelas que compõem o hotel. Assim como todos os outros ambientes, ele foi idealizado pelo designer holandês Wilbert Das e executado por artesãos locais.

O resultado é um restaurante ligado intimamente ao estilo rústico e alegre do sul da Bahia, composto apenas por materiais sustentáveis: madeiras de demolição e peças resgatadas nos arredores (barcos abandonados, caçambas de caminhões etc). Entre os exemplos do trabalho de Das com o reaproveitamento de materiais estão: candelabros feitos de velhas garrafas de vinho com metal reciclado que segura copos antigos finalizados com pedaços de latas de alumínio. Outro destaque são o porta-azeite e vinagre feitos com Becker de laboratório.

Culinária

Com suas raízes na simplicidade, a gastronomia do UXUA QUADRADO é uma mistura entre o tradicional e o contemporâneo. O localismo aparece nas receitas adaptadas dos antigos livros de culinária das famílias do vilarejo e nos ingredientes: frutos do mar locais, especiarias da Bahia, pães assados na hora, além de cacau, coco e frutas colhidas no jardim, que originam sobremesas, drinks e os gelados da famosa sorveteria artesanal do UXUA.

O menu é atualizado constantemente de acordo com os produtos da estação, mas entre os pratos mais icônicos estão: espaguete integral com lagosta e molho branco cremoso com limão e laranja fresca, carne seca com almôndegas de queijo branco servidas com azeite aromatizado com pimenta malagueta, camarões empanados com quinua e servidos com molho agridoce de vinho branco, chips de beterraba que acompanham todos os sanduíches, frutos do mar com arroz negro, filé de badejo fresco com creme de tahine e iogurte, servido com batatas rústicas e salada de inhame, maçã vermelha, castanha do Pará e hortelã.

Outro destaque é a aclamada salada Biribando (o nome remete a uma gíria usada pelos nativos de Trancoso para se referirem aos hippies que chegaram na década de 70). Ela é feita com beterraba e cenoura cruas, coco fresco combinado com um refrescante molho de iogurte temperado com suco de limão, castanha de caju, hortelã e gergelim preto.

Associação de Pescadores

O UXUA trabalha ao lado de fazendeiros locais, em um raio de até 10km do hotel, para receber produtos sempre frescos e orgânicos. O hotel também tem uma iniciativa única: é o maior patrocinador da Associação de Pescadores de Trancoso, com 100 pescadores de 30 famílias locais que distribuem os frutos do mar mais frescos, permitindo que eles consigam sua renda e transmitam sua técnica e tradição de pesca para as próximas gerações. Com ela, os peixes são capturados em dez pequenos barcos, com redes controladas pelas mãos dos pescadores. Entre as espécies fornecidas estão: Vermelho, Ariacó, Cavala, Atum, Dourado, Agulhão e Badejo. Em abril, acontece também a pesca sazonal da Tainha.

Sorveteria

O UXUA também tem uma sorveteria no Quadrado onde serve gelados autorais, elaborados com ingredientes naturais. O sabores mais famosos são o coco-limão (servido com grandes pedaços de coco tostado) e o açaí, mas o chef está sempre brincando com novos experimentos que resultam em sabores interessantes como chocolate e pimenta (feito com pimenta dedo de moça colhida no jardim do hotel). Hóspedes que ficam até cinco noites podem pedir seu sabor customizado, misturando frutas e ingredientes de sua preferência.

Chocolate próprio

Um dos maiores orgulhos do UXUA é o seu chocolate feito em casa, com cacau crescido no quintal. O meticuloso processo de fabricação começa com a extração de sementes e secagem por dois dias no sol, terminando com o cacau no forno. O resultado é um chocolate local e 100% artesanal, sem gordura.

 Em breve: receitas das famílias de Trancoso

O Quadrado de Trancoso foi fundado por jesuítas portugueses em 1500. Depois de sua descoberta, a cidade ficou perdida no tempo e no século XX ainda mantinha sua estrutura de 50 casas coloniais e uma população de aproximadamente 300 nativos. Quando os hippies e artistas redescobriram a região, eles encontraram um lugar rico em tradições e em elementos culturais que eram passados de geração em geração com quase nenhuma contaminação da influência de outras áreas do Brasil.

Muitas técnicas culinárias preciosas dessas famílias foram coletadas pelo UXUA e a partir de agosto estarão no menu regular do hotel, com os créditos das famílias em cada prato. Essa riqueza gastronômica também será disponibilizada no livro de receitas Trancoso Family Cookbook e as vendas da publicação serão revertidas à Associação dos Pescadores de Trancoso.

Sobre o UXUA Casa Hotel & Spa

Projetado pelo designer holandês Wilbert Das, o UXUA Casa Hotel & Spa é um hotel cinco estrelas que apresenta 11 casas totalmente únicas, com 1 a 3 quartos (suítes), que se adequam com perfeição ao centro histórico de Trancoso, uma pequena vila de pescadores localizada no idílico litoral do sul da Bahia. Quatro das casas e a entrada do hotel são moradias de pescadores restauradas com as frentes voltadas para o Quadrado, uma área verde datada do século 16, enquanto as outras sete estão espalhadas por um exuberante jardim particular. Os serviços disponíveis, sempre no estilo caloroso da Bahia, incluem dois restaurantes especializados em culinária baiana tradicional, uma piscina exclusiva revestida de quartzo aventurina, que possui qualidades terapêuticas. Os tratamentos do spa são inspirados nas tradições locais e foram destacados em importantes publicações internacionais, como National Geographic e Vogue USA, que se referem a ele "como o melhor SPA para uma escapada romântica". O UXUA também foi nomeado o melhor hotel na premiação Smith Hotel Awards, uma votação mundial que avaliou 950 hotéis butique ao redor do mundo, com votos do público e de experts em 12 categorias especiais. O prêmio é organizado pela empresa especializada Mr & Mrs Smith, que faz curadoria, booking e reservas dos melhores hotéis do setor em diversas regiões. Seus consultores são formadores de opinião no tema, e visitam os endereços anonimamente para avaliarem cada aspecto das hospedagens e das experiências. O hotel se tornou rapidamente um dos mais fotografados do mundo, com renomados fotógrafos internacionais usando seus espaços como locações para editoriais, entre eles: Mario Testino (fotografando para a Vogue USA em 2012) e Terry Richardson, que fotografou o famoso calendário Pirelli 2010 no UXUA

 



Compartilhar no Twitter

Publicidade