Facebook Instagram Twitter YouTube

Mais uma praia de Pernambuco recebe projeto de acessibilidade

Mais uma praia de Pernambuco recebe projeto de acessibilidade

Para muitos, um banho de mar é algo que faz parte do cotidiano. Porém, para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, pode se tornar uma atividade de difícil execução. Visando garantir que esses momentos de lazer estejam disponíveis a todos, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), leva o projeto Praia Sem Barreiras ao município do Jaboatão dos Guararapes. A ação, inaugurada no dia 05 de dezembro (sexta-feira), faz parte do programa Pernambuco Acessível e visa garantir às pessoas com deficiência física o banho de mar assistido.

 

Em Candeias, o Praia sem Barreiras fica localizado em frente ao Restaurante e Pizzaria Caravelas, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, com entrada pela Rua Alfredo Régis de Lima Mota.  O projeto está instalado em uma área com cerca de 150m² e funciona de sexta a domingo, sempre na maré baixa. Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 30 metros de comprimento, além de quatro cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de profissionais qualificados.  “Expandir o Praia Sem Barreiras para outros municípios é meta do Turismo de Pernambuco, assim como tornar os nossos atrativos turísticos acessíveis a todos”, afirma o presidente da Empetur, André Correia.

 

Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% da população pernambucana possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a 2.426.106 de pessoas. Lançado há um ano, o projeto já atendeu 2,5 mil usuários nas quatro praias contempladas com a ação (Boa Viagem, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Olinda). Para o cadeirante Guilherme Vasconcelos, uma ida à praia era uma prática de difícil realização, por necessitar da mobilização de família ou amigos. “Antes do projeto, eu precisava de muitas pessoas para me ajudar a vir à praia, mas agora eu posso ir quando eu quiser, sem precisar me adaptar aos horários de outras pessoas”, afirma Guilherme. 

 

O projeto conta com a parceria da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, da UNINASSAU e do Instituto Oceanário. Com o objetivo de melhor atender aos usuários, oito estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da UNINASSAU passaram por oficinas de capacitação e são os responsáveis pelo trabalho de assistência durante o projeto. Para o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, o Praia sem Barreiras chega para fortalecer as demais ações do município voltadas à acessibilidade. "O projeto soma-se a outras importantes iniciativas que o município vem adotando para melhorar a acessibilidade de quem tem deficiência física ou dificuldade de locomoção. Quem antes não tinha a oportunidade de usufruir de um momento de lazer em nossas praias passa a se sentir incluído em um espaço que é de todos os cidadãos. Essa é mais uma importante parceria do Governo do Estado com a Prefeitura", afirmou o prefeito.

 

BANHO DE MAR COM SEGURANÇA – Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na praia de Candeias. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local.



Compartilhar no Twitter

Publicidade