Viagem Incrível - Museu TAM incorpora duas novas aeronaves em acervo histórico
Facebook Instagram Twitter YouTube

Museu TAM incorpora duas novas aeronaves em acervo histórico

Museu TAM incorpora duas novas aeronaves em acervo histórico

Para comemorar o Dia do Aviador, celebrado hoje (23), o Museu TAM promoverá um evento para anunciar a incorporação de duas aeronaves ao seu acervo histórico. Trata-se do famoso motoplanador Ximango e do planador Colibri.

Aberta ao público, a solenidade ocorrerá na área externa do museu, localizado em São Carlos (SP), no dia 25 de outubro, às 11h. O evento reunirá convidados especiais, como Gérard Moss, o primeiro piloto a dar a volta ao mundo em moto planador em 2001. O feito histórico foi realizado a bordo do Ximango, que agora passará a ser exposto ao público e preservado no Museu TAM. 

Além disso, os visitantes poderão conferir a apresentação do Projeto Doce Flautistas, grupo musical formado por crianças e jovens. O projeto, reconhecido em toda a região de São Carlos, oferece aos pequenos músicos a oportunidade de conviver com a arte e a cultura. Com forte presença da música popular brasileira, a apresentação será regida pelo grupo Matheus Ferreira e pela professora Caroline Maciel.

Produzido em fibra de vidro pela Aeromot, no Rio Grande do Sul, o Ximango possui boa velocidade e grande autonomia de voo. A oficina de restauração do museu efetuou alguns reparos, como a restauração de sua pintura original, substituição de algumas peças e ajustes de partes mecânicas. O procedimento levou aproximadamente três meses. Apesar de estar em plenas condições de voo, o avião não será mais utilizado devido a sua importância histórica.  

“Estamos muito felizes com a chegada do Ximango. A aeronave, que já faz parte da história da aviação, é uma das peças mais raras do nosso acervo e uma das mais significativas aeronaves do Brasil”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.

Já o planador Colibri, cedido em comodato pelo Aeroclube de Bauru (SP) em janeiro deste ano, foi construído no Brasil pelo engenheiro mecânico Hendrich Kurt, no fim da década de 1930. O modelo foi responsável por uma grande contribuição para o voo à vela no país. O exemplar que entra em exposição no Museu TAM foi totalmente restaurado por estagiários da instituição



Compartilhar no Twitter

Publicidade