Facebook Instagram Twitter YouTube

Site ‘Viaje na Viagem’ lança novo layout com 420 destinos organizados

Viaje na Viagem

Atualmente com mais de um milhão de visitas mensais, o site “Viaje na Viagem” (www.viajenaviagem.com) acaba de lançar seu novo layout, dando o pontapé inicial ao seu aniversário de dez anos, que serão completados ao fim de 2014. O site repaginado conta com organização de conteúdo que valoriza os “guias”, agora com 420 destinos, entre completos (“Guias Mais”, que contam com introdução e páginas complementares) e simples (página única com compilação de posts). As inovações, no entanto, não eliminaram do site seus maiores diferenciais: o estilo de blog, com conteúdos sobre a experiência real do viajante e textos em primeira pessoa, os roteiros e as estratégias de viagens, que vão muito além das dicas.

- O desafio desta fase era organizar, limpar e atualizar um conteúdo acumulado em quase dez anos. A essência do site continua a mesma; o que renovamos foi a plataforma, para que seja mais simples guardar e encontrar o conteúdo relevante que o leitor procura no momento mais importante, que é o de planejar uma viagem. O DNA do blog, que é o de oferecer a melhor estratégia de viagem, continua lá - explica Ricardo Freire, fundador e editor-chefe do “Viaje na Viagem”.

Criado como blog, em 2004, “Viaje na Viagem” (VnV) agora, além da versão ampliada de destinos - aproximadamente dez vezes mais que o site antigo – tem como destaque na home as seções Perguntódromo (perguntas que são levadas para a comunidade para que as respostas sejam colaborativas) e Linkódromo (espaço com links para a comunidade de blogs de viagem). Em evidência também o “Vai por Mim”, seção que reúne posts tão completos que são guias em si mesmos.

Perfil de um apaixonado por viagens

Ex-publicitário, Ricardo Freire é fundador e editor chefe do ViajenaViagem.com. Já visitou 55 países, fez duas viagens volta ao mundo, percorreu a costa brasileira quatro vezes e seis vezes o litoral do Nordeste.

Em 1998, publicou o manual "Viaje na Viagem - Auto-ajuda para turistas", até hoje a maior referência brasileira no gênero. Sobre turismo, publicou ainda os livros "Postais por Escrito", o guia de praias "Freire's", o manual "100 dicas para viajar melhor" e o guia "100 praias que valem a viagem".

Já foi colaborador de várias revistas, incluindo Época, Vip e Viagem & Turismo. Atualmente assina coluna de viagem no Estado de S. Paulo. Foi eleito pela revista da Gol um dos gurus de viagens da Web 2.0.

Comunidade engajada

“Viaje na Viagem” passou por diversas plataformas até voltar a ser independente em 2009, deixar de ser apenas blog e se transformar em um site. Com o tempo, o modelo comercial evoluiu de patrocínios para publicidade (banners e posts patrocinados) e, por fim, o e-commerce. O perfil dos leitores é formado em sua maioria por mulheres (64%), entre 25 e 44 anos (75%).

Atualmente, o site agrega tanto viajantes apaixonados, quanto aqueles de primeira ou de segunda viagem: dos seus usuários, 41% viajam uma vez por ano para o exterior e 27% fazem isso duas ou mais vezes por ano.

O site é extremamente colaborativo e participativo. A equipe fixa de cinco pessoas conta com mais de 40 colaboradores eventuais e reúne uma comunidade de leitores-viajantes engajada. Entre os usuários, 81% visitam sites e blogs de conteúdo quando estão planejando suas viagens, a maioria para comprar passagens (92,8%) e reservar hotéis (91,6%). Pelo menos metade do público do VnV colabora com blogs, páginas e fóruns sobre viagens.

O Viaje na Viagem recebe cerca de 200 participações por dia, como perguntas ou observações de leitores. Até julho de 2014, o site registrou mais de 310 mil comentários de usuários em 4.170 posts e páginas. Com forte poder de mobilização, o portal já inspirou convenções, organizadas pelos próprios leitores, em cidades distantes, como Buenos Aires, Nova York e Rio de Janeiro, contando com a presença de Ricardo Freire.

Nova temporada do site

Na nova versão do site, os principais menus carregam em um simples passar de mouse mostrando os destinos mais relevantes de cada região, cidade ou país. A ideia é reduzir o número de cliques e oferecer a melhor entrada ao conteúdo desejado – por isso, a organização dos destinos não segue a geografia tradicional: uma cidade muito procurada como Paris (capital) é apresentada no mesmo nível que Provence (região) O leitor não precisa pesquisar da maneira tradicional: continente, país, cidade, região. Se o local procurado não estiver entre os primeiros do menu, basta clicar em “Todos os destinos”, para carregar as outras possibilidades.

As páginas de destino estão cada vez mais completas, com fotos, informações sobre como ir, chegar, onde ficar, comer, o que fazer, até mesmo com índice de posts e links de interesse. Cada local possui, ainda, o “Por Perto” - sugestões de visitas próximas, definidas manualmente pela equipe, ou seja, não estão restritas ao mesmo país ou estado. Com a renovação, aos poucos, os guias de destinos simples também serão transformados em “Guias Mais”.

Na home existe também em destaque, o “Vai por Mim”, verdadeiros dossiês, completíssimos, com dicas para o leitor organizar a própria viagem, marca registrada do site. E compartilhar o conteúdo diretamente nas mídias sociais, o que a versão anterior do site, mais simples, não permitia.

Para ficar ainda mais por dentro de todos os assuntos relevantes para viajar o viajante conta com o “Perguntódromo”, o “Jornal da Boia” e o “Linkódromo”. O “Perguntódromo” traz dúvidas de leitores e link direto para a comunidade ajudar e responder. O “Jornal da Boia” reúne notícias clicáveis, com informações úteis para o público. Já o “Linkódromo”, mostra cinco posts selecionados dos melhores blogs da área no Brasil.

Ao final de cada página, a caixa “Resolva sua Viagem” integra os links dos parceiros comerciais do site, para compras de passagens, reserva de hotéis, aluguel de carros, além da compra de passeios e seguros de viagem.



Compartilhar no Twitter

Publicidade