Facebook Instagram Twitter YouTube

Exposição “WE SPEAK FOOTBALL” apresentará experiências e objetos de amor da história do futebol

1

Dentro das curvas de concreto da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, instalada em complexo projetado por Oscar Niemeyer, a exposição mostrará como o futebol transcende o esporte e a arte e nos mantém discutindo lances decisivos há mais de 150 anos

Antes mesmo do pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, João Pessoa (PB) já estará batendo um bolão. De 29 de maio a 19 de outubro deste ano, a cidade sediará a maior exposição itinerante sobre futebol já realizada sobre o esporte: WE SPEAK FOOTBALL (do inglês, “Nós Falamos Futebol”). Com entrada gratuita, tours guiados, eventos especiais, entre outros, a exposição levará os visitantes a reviverem, por meio de uma experiência interativa, os grandesmomentos do passado e do presente que ainda inspiram amor, ira e muita controvérsia mundo afora, e que foram decisivos para a ascensão e glória de clubes, seleções e jogadores.

 

22 de junho de 1986 marca um destes momentos inesquecíveis. Há quase 28 anos, contra a seleção da Inglaterra, o mundo parou para assistir doislances argentinos que certamente marcaram de forma indelével a história das Copas, na partida que consagrou a mão em um esporte jogado com os pés e, em seguida, mostrou um gênio indomado da bola em ação: Diego Armando Maradona. 

 

 

Durante a exposição, o visitante poderá relembrar esse momento e ver de pertinho a camisa usada pelo craque durante o jogo contra a Inglaterra, em 1986, que consagrou a “mão de Deus” e um dos gols mais bonitos do século passado.

 

O esporte do qual frações de segundos podem dividir opiniões e inflamar amantes mediante jogadas geniais será tratado de forma ampla e diversificada durante a exposição WE SPEAK FOOTBALL, envolvendo os visitantes com informações e atrações que contemplam aspectos globais e locais do futebol-arte.

 

A mostra mesclará cultura, entretenimento e conhecimento ao permitir que o público vivencie o tema em suas mais significativas e emocionantes formas. Este é o motivo de a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, ter cedido um dos prédios do esplêndido complexo projetado por Oscar Niemeyer para abrigar a exposição.

 

Organizada por duas instituições proeminentes em museologia esportiva – o Qatar Olympic & Sports Museum, de Doha (Catar), e o National Football Museum, de Manchester (Inglaterra) – WE SPEAK FOOTBALL percorrerá diversos países durante nove anos até completar seu ciclo em Doha (Catar), à época da Copa de 2022.

 

Para mais informações visite: wespeakfootball.org

 

 

Sobre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008. O complexo possui mais de 8.500m² de área construída no bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, na Paraíba. A Estação tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita. Além da proposta cultural, a Estação se apresenta como ponto turístico e  cartão–postal da cidade. Visite: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco/

 

Sobre o Qatar Olympic & Sports Museum

O Qatar Olympic and Sports Museum (QOSM) é uma instituição voltada para a história do esporte e do património esportivo. Dentre seus propósitos, visa a preservar, conservar, investigar e apresentar os esportes e objetos esportivos do país e do mundo árabe. Além disso, fomenta a inclusão do Catar na comunidade esportiva e o posicionamento do Catar como sede para eventos esportivos internacionais. O QOSM é membro da Rede de Museus Olímpicos (Olympic Museums Network) desde 2006, dirigido pelo Museu Olímpico de Lausanne que promove os valores, a cultura e os ideais olímpicos.

Visite:http://www.qma.com.qa/en/

 

Sobre o National Football Museum, Manchester

O National Football Museum é o principal museu do gênero no mundo. Ele cuida de mais de 140 mil objetos e é a sede permanente da ‘Coleção FIFA’. O objetivo do Museu é explicar como e por qual motivo o futebol tornou-se um jogo popular e uma parte fundamental do património e cultura da Inglaterra. Também visa a explicar por que a Inglaterra é o berço do esporte mais popular do mundo. Desde 2012, graças ao financiamento do Manchester City Council e do ERDF, o museu foi instalado no Manchester City Centre. Anualmente, mais de 450 mil visitantesnacionais e internacionais viajam para Manchester para conhecer a vasta coleção do Museu. Visite: www.nationalfootballmuseum.com

 



Compartilhar no Twitter

Publicidade