Facebook Instagram Twitter YouTube

Um passeio pela Grã-Bretanha pós-sucessos do cinema

1

O ano de 2014 marca os aniversários de filmes premiados nos quais a Grã-Bretanha foi a protagonista nas telas de cinema. Veja abaixo como ainda é possível recriar a magia desses filmes produzidos em locações lendárias.

CINCO ANOS ATRÁS:

Sherlock Holmes 

Na época: Jude Law e Robert Downey Jr formaram uma dupla inigualável interpretando Sherlock Holmes e Dr Watson na telona, solucionando assassinatos misteriosos na Londres vitoriana. Além das filmagens em locais como o cemitério de Brompton em Londres – considerado um dos cemitérios metropolitanos mais autênticos da era vitoriana, o Old Royal Naval College em Greenwich, e também as cidades de Manchester e Liverpool, no noroeste da Inglaterra, tiveram um papel importante no filme.

Agora: a área de Albert Docks em Liverpool é dedicada atualmente à arte, cultura, música e às compras. Lar da galeria de arte contemporânea Tate Liverpool, do museu The Beatles Story e do Museu Marítimo Merseyside, essa animada região da cidade cosmopolita também é repleta de bares e restaurantes. Os fãs do filme talvez reconheçam as ruas do Northern Quarter de Manchester: no bairro considerado o núcleo urbano criativo da cidade você vai encontrar butiques, lojas vintage, cafés e bares espalhados por toda a área boêmia.www.royalparks.org.uk/parks/brompton-cemetery,www.visitliverpool.comwww.visitmanchester.com 

Como chegar: tanto Manchester quanto Liverpool têm aeroporto internacional e ambas as cidades ficam a duas horas de trem de Londres.

DEZ ANOS ATRÁS: 

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Na época: Harry, Ron e Hermione continuaram a lutar contra a magia negra neste terceiro filme da série Harry Potter, que fez enorme sucesso e usou algumas das locações externas mais envolventes da Grã-Bretanha para criar o clima de magia.

Agora: o cenário cinematográfico de Hogwarts Express, que sai da estação londrina de King’s Cross, Plataforma 9 ¾, rumo à escola dos bruxos, é o Viaduto Glenfinnan, perto de Fort William, na região montanhosa da Escócia (local usado também em outros filmes da série Harry Potter). Em Fort William, embarque no trem a vapor Jacobite, que apareceu nos filmes como a locomotiva Hogwarts Express, e faça o trajeto de Fort William até Mallaig na travessia do maravilhoso Viaduto Glenfinnan. Para uma visita à região montanhosa com mais ação, siga para Glen Coe – a locação da Cabana de Hagrid – e explore os picos das montanhas e cachoeiras como ponto de partida para caminhada, ciclismo e esqui no inverno. É magia pura! www.visitscotland.com 

Como chegar: Fort William e Glen Coe ficam a duas horas e meia de carro de Glasgow.

Bridget Jones: No Limite da Razão 

Na época: Lembra-se da cena cômica na qual Mark Darcy e Daniel Cleaver brigam pelo amor de Bridget ou quando Bridget vai a bares bacanas de Londres para beber com os amigos? A capital foi o cenário ideal para as provações da solteira preferida da Grã-Bretanha.

Agora: as fontes italianas de Kensington Gardens foi onde filmaram a briga de Mark e Daniel, mas na vida real o local é muito romântico. Dizem que o jardim ornamental de 150 anos com fontes de água, tombado como patrimônio histórico, foi criado como um presente romântico do príncipe Albert para a rainha Vitória. Para colocar o papo em dia, Bridget costumava se encontrar com os amigos no Light Bar and Restaurant, em Shoreditch. Ainda presente entre os bares desta parte agora moderna do leste de Londres, o Light Bar está em boa companhia. Na mesma rua fica o Bar Kick, famoso tanto por seu futebol de mesa quanto por seus coquetéis, ao passo que The Book Club na Leonard Street, a dez minutos de caminhada dali e localizado em um armazém vitoriano, combina bebidas com palestras e mostras culturais. Bridget proporia um brinde a esses lugares. www.royalparks.org.uk/parks/kensington-gardens,www.thelighte1.comwww.cafekick.comwww.wearetbc.com 

QUINZE ANOS ATRÁS:

Notting Hill 

Na época: o moderno bairro de Notting Hill, em Londres, teve grande destaque na comédia romântica de Richard Curtis, estrelada por Hugh Grant e Julia Roberts. 

Agora: os fãs que ainda veneram o filme podem participar do Notting Hill Tour e visitar todas as principais locações, inclusive as casas coloridas que se enfileiram em algumas ruas desta área de Londres. Ainda considerada uma parte elegante da cidade, a região continua famosa graças ao espetacular Carnaval de Notting Hill, realizado todos os anos em agosto, e à excelente feira de antiguidades na Portobello Road. Um dos museus mais peculiares de Londres fica ali – o Museum of Brands, Packaging and Advertising, que você pode visitar antes ou depois de uma refeição estrelada pelo guia Michelin no The Ledbury. Se preferir, participe de uma aula de culinária na loja Recipease de Jamie Oliver. Notting Hill é o cenário perfeito para um encontro romântico.www.britmovietours.comwww.museumofbrands.com,www.theledbury.comwww.jamieoliver.com/recipease 

VINTE ANOS ATRÁS:

Coração Valente

Na época: enquanto os cinéfilos eram envolvidos pela história de uma das maiores lendas da Escócia, William Wallace, eles também admiravam alguns dos locais mais belos do país em cenas inesquecíveis. 

Agora: você certamente vai reconhecer as paisagens impressionantes de Glen Coe e Glen Nevis, na região montanhosa da Escócia, que tiveram um papel fundamental no filme, assim como o encantador Loch Leven, localizado no coração das Highlands. Aprecie a vista panorâmica do lago a bordo de um ultraleve ou planador, ou aventure-se pelos caminhos da Loch Leven Heritage Trail, na qual é possível visitar Castle Island, um dos locais de cativeiro da rainha Mary Stuart. Os turistas apreciadores da gastronomia também vão gostar de Loch Leven's Larder – mercearia e restaurante que oferece produtos escoceses da estação.www.pegasusscotland.co.ukwww.scottishglidingcentre.co.uk,www.visitlochleven.orgwww.lochlevenslarder.com 

Como chegar: Edimburgo fica a menos de uma hora de carro de Loch Leven e a menos de três horas de Glen Coe.

Quatro Casamentos e um Funeral 

Na época: o público embarcou nos típicos casamentos britânicos. O romance e a diversão do filme continuam marcantes até hoje.

Agora: você não precisa ser convidado para um casamento para explorar os locais adoráveis que apareceram no filme. Hospede-se no cinco-estrelas Luton Hoo Hotel, Golf & Spa em Bedfordshire, a uma hora de carro de Londres. O local foi usado para as cenas do segundo casamento. Ou passe uma noite na histórica pousada Crown Hotel em Amersham, Buckinghamshire – no filme, o local foi exibido como Boatman Inn, onde Charles passa a noite com Carrie. Para copiar a declaração de amor de Charles por Carrie, siga para South Bank, em Londres. Ao chegar lá em boa companhia, passeie pelas margens do Tâmisa, conheça a Galeria Hayward, assista a uma peça no Shakespeare’s Globe e aprecie um jantar romântico no Skylon, com vista panorâmica do rio. A combinação perfeita para um dia romântico! www.lutonhoo.co.ukwww.thecrownamersham.com,www.southbanklondon.com 

Como chegar: a estação de trem mais próxima de Luton Hoo é a Luton Parkway, que fica a 45 minutos de trem da estação St Pancras de Londres. Luton Parkway é também a estação para o Aeroporto Internacional de Luton. Amersham fica a uma hora de carro de Londres. O acesso também é possível pela linha metropolitana do metrô. 

As Loucuras do Rei George 

Na época: para contar de forma convincente a história do rei George III e da família real durante o século 18, várias das cenas do filme foram gravadas nos melhores locais históricos da Grã-Bretanha. 

Agora: reacenda a paixão por belos castelos e visite aqueles usados como locação para cenas do filme. Construído no século 11, o castelo Arundel, localizado na região oeste de Sussex, sudeste da Inglaterra, organiza tours históricos de dia inteiro para os visitantes, abrangendo desde lutas, competições medievais e histórias de contrabandistas até apresentações de peças de Shakespeare. Outra opção é viajar para Oxford, onde o filme também foi gravado. Inclua no roteiro uma visita à bela mansão do século 16 conhecida como Broughton Castle, perto de Banbury, e à biblioteca Bodleian, uma das mais antigas da Europa e a principal fonte para pesquisas da Universidade de Oxford (ela fica a meia hora do centro da cidade).www.arundelcastle.orgwww.broughtoncastle.com,www.bodleian.ox.ac.uk/bodley

Como chegar: Arundel fica a duas horas de carro do sul de Londres ou a uma hora e meia de trem, partindo da estação Victoria de Londres. Oxford fica a 90 minutos de carro do norte da capital.

TRINTA ANOS ATRÁS:

Quadrophenia 

Na época: além de ter sido ambientado em Londres, Quadrophenia (filme inspirado na ópera rock de The Who, de mesmo nome) girava em torno de Brighton. Jovens rebeldes e roqueiros se reúnem na cidade litorânea do sul da Inglaterra, onde descarregam as angústias da adolescência.

Agora: hoje em dia, Brighton evoca um ambiente boêmio e descontraído, mas a cidade ainda é repleta de história e continua sendo um destino turístico litorâneo por excelência na Grã-Bretanha. A apenas uma hora de trem de Londres, Brighton tem seu próprio estilo de restaurantes, acomodações, atrações e lojas. Perto da praia, as Lanes são ruas de pedra interligadas e pitorescas, com butiques e lojas charmosas e originais que vendem de tudo, desde antiguidades até joias. Também vale a pena conferir as barracas de roupas vintage na área de North Laine. Depois siga para a animada e moderna orla marítima de Brighton para fazer um passeio pelo píer e aproveite para matar a gula por doces com o típico ‘Brighton Rock’ e algodão-doce. www.visitbrighton.com

Como chegar: Brighton fica a uma hora de trem de Londres, partindo da estação Victoria. Há também opções partindo das estações St Pancras e London Bridge.

CINQUENTA ANOS ATRÁS:

007 Contra Goldfinger 

Na época: neste clássico filme de James Bond, o encanto de dar uma tacada certeira na Stoke Park House, em Buckinghamshire, sul da Inglaterra, incluía 007 jogando golfe com seu arqui-inimigo Goldfinger. 

Agora: Stoke Park Country Club, Spa & Hotel é um resort cinco-estrelas que abriga um campo de golfe de 27 buracos para campeonatos. Os jogadores de golfe podem fazer uso das instalações cobertas para a prática de golfe no Swing Studio. Lá dá para acompanhar os próprios movimentos pelas telas de plasma durante aulas interativas de golfe. É um verdadeiro hotel para fãs de esportes. Há também 13 quadras de tênis, inclusive quadra coberta e gramada. Se durante a sua estada houver algum campeonato, você ainda pode levar ouro para casa! www.stokepark.com 

Como chegar: Stoke Park Country Club, Spa & Hotel fica a cerca de meia hora de carro de Londres e a apenas 11 quilômetros do aeroporto de Heathrow.



Compartilhar no Twitter

Publicidade