Facebook Instagram Twitter YouTube

Bar do Alemão: ícone da gastronomia paranaense

Sul

Inaugurado em 1979, o Schwarzwald Bar do Alemão se tornou uma atração turística de Curitiba. No "coração" do Largo da Ordem - região de lazer e cultura que fica no centro histórico da capital paranaense -, a casa chama atenção por causa da gastronomia e, também, pelo ambiente descontraído. Retrato da tradição alemã, o bar preserva até hoje as mesas em madeira da época de sua abertura, tornando o ambiente rústico como uma típica taberna da Baviera. 

Fotografias, pôsteres e outros itens germânicos completam a ambientação do local, que também é famoso pela fama de casamenteiro. "Vários casais se conheceram aqui e, muitos deles, vêm todo ano comemorar os aniversários de namoro, noivado e casamento", destaca o proprietário, Andersen Prado.

Eleito pelo júri da Revista Veja como o estabelecimento gastronômico com o "Melhor Chope" e "Melhor Carne de Onça" de Curitiba por mais de sete anos consecutivos, o Bar do Alemão coleciona inúmeros outros títulos. 

A casa serve 12 tipos de chope, com destaque para o "submarino", que leva Steinhäger - aguardente típico alemão produzido com cereais. Uma pequena caneca colocada no fundo do copo vira item de coleção, pois ela pode ser "honestamente roubada" pelos clientes. A variação não para por aí: misturas de chope com Osborne Brandy, com energético e com Wacholder (aguardente de cerais com zimbro) também são bastante procuradas.

No cardápio, encontram-se pratos típicos, bem como aperitivos temáticos e sobremesas. As grandes estrelas da casa são o Eisbein - joelho de porco acompanhado por salsicha vermelha, salada e chucrute - e o Marreco Recheado com miúdos, servido com repolho roxo, salada e purê de maçã. A carne de onça, feita com carne bovina crua, cebola e cebolinha, o Javali e as tradicionais salsichas, que são fabricadas pela própria casa, também fazem muito sucesso. 

Com capacidade atual para mais de 400 pessoas, o Schwarzwald Bar do Alemão, que atende diariamente das 11h às 2h, está ampliando suas instalações. A Casa Vermelha, imóvel tombado pelo patrimônio histórico de Curitiba, passa a fazer parte do empreendimento, que, com isso, duplicará sua capacidade de atendimento.



Compartilhar no Twitter

Publicidade