Facebook Instagram Twitter YouTube

Exposição de fotos artísticas "arte revelada"

O lambe-lambe pelas lentes de um dos expositores da mostra

O vernissage da exposição Arte Revelada acontece nesta terça (16) no Clube Paineiras do Morumby. A exibição conta com fotos artísticas (fine art) de 12 renomados fotógrafos que compõem a Galeria Coletivo, dentre eles, Carlos Piratininga e Eduardo Pozella.


Foto Fred Busch - Galeria Coletivo


No dia 16 (terça), a partir das 19 horas acontece a vernissage da exposição fotos artísticas ou fine art “Arte Revelada”. O evento será no saguão social do Clube Paineiras (av. Dr. Alberto Penteado, 605, São Paulo). A abertura oficial contará com a presença dos 12 fotógrafos responsáveis pela exposição que fica, no clube, até o dia 21 de abril. Entre os convidados para o coquetel estarão pessoas relacionadas à arte, críticos e jornalistas.
Na exposição “Arte Revelada”, os autores mostram a fotografia como expressão artística. A mostra é composta por 21 trabalhos captados pelas lentes e pela sensibilidade de cada um dos fotógrafos da Galeria Coletivo. São eles: Cacá Bratke, Carlos Piratininga, Celia Mari Weiss, Eduardo Pozella, Evelyn Muller, Felipe Reis, Fred Busch, Levi Mendes Jr., Luis Gomes (Lula), Pedro Morais, Pedro Rubens e Zé Amaral.
Formado em História da Arte, o curador da galeria, Carlos Piratininga revela que a fotografia alcançou definitivamente o mundo das artes. “Hoje já não existe preconceito a esta forma de expressão”, comenta. “A mente dos decoradores e arquitetos já está aberta à fotografia. A foto de arte hoje é vista como uma tela de pintura ou gravura”, garante.
No entanto, Piratininga salienta que é preciso certo cuidado na escolha do material. Para a reprodução fotográfica ser considerada como um objeto de arte, a edição deve ser limitada, a cópia deve ser numerada e assinada pelo autor, como acontece com as reproduções nas artes plásticas.

Fotografia de arte (fine art)

Para facilitar o acesso às obras dos expositores e a apreciação da arte de cada fotógrafo, a Galeria Coletivo inovou na maneira comercialização dos trabalhos. Uma exposição permanente está disponível no site http://www.galeriacoletivo.com.br. “A arte não deve ser considerada como algo inatingível, deve ser sim motivo de inspiração”, filosofa Piratininga.
Os interessados podem adquirir, diretamente no site, as cópias numeradas das fotografias da exposição “Arte Revelada”, em diversos tamanhos, em papel fotográfico fosco ou em papel algodão. A fotografia escolhida será acompanhada de um certificado de autenticidade. Os preços variam de R$ 200 a R$ 400 a unidade.

SERVIÇO:
Exposição Arte Revelada – fotos artísticas (fine art)
Data: De 8 a 21 de abril, das 8h30 às 18h30.
Local: Clube Paineiras do Morumby
Av. Dr. Alberto Penteado, 605
Morumbi - São Paulo (SP)

Entrada franca

Saiba mais sobre os expositores:

Cacá Bratke

Formada em Desenho Industrial/Programação Visual, iniciou a fotografar em 1998. Atualmente colabora com as revistas Casa Cláudia, Arquitetura & Construção, Make, Vida Simples, Casa e Comida, entre outras, além de atuar na área de publicidade.

Carlos Piratininga

Pós-graduado em História da Arte, mantém seu próprio estúdio desde 1993, fotografando para os mercados editorial e publicitário, com fotos de produtos, retratos, arquitetura, culinária, entre outros. A paixão pelas artes fotográficas e pela natureza se traduz nas imagens que produz.

Celia Mari Weiss

Formada em Desenho Industrial e fotografia pelo Bristol City College, trabalhou como produtora de moda, beleza, decoração e culinária. Atua como fotógrafa para as revistas Casa Cláudia, Arquitetura & Construção, Casa & Jardim, Elle, Bons Fluídos, entre outras. O contato com a natureza revela sua paixão pela fotografia.

Eduardo Pozella

Fotógrafo há mais de 20 anos, autodidata, trabalhou por muitos anos no Estúdio Abril, para as mais importantes e renomadas revistas existentes. Atualmente, com estúdio próprio, atende também, além do mercado editorial, várias agências de publicidade. Atua principalmente nas áreas de beleza, still e decoração.

Evelyn Muller

Estudou Publicidade e Propaganda. Trabalha para o mercado editorial fotografando paisagismo, decoração e arquitetura e turismo. Em 2009, ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo com uma matéria na Revista Casa Claudia. Sua pesquisa inclui foco/desfoque, narrativas em vídeo, além de outras linguagens.

Felipe Reis

Seu trabalho profissional é voltado para o still life, retratos e fotografia de culinária. O fotógrafo colabora com as publicações Veja SP, Cláudia, Vogue, Marie Claire e Valor Econômico e Folha de S.Paulo. Seus trabalhos pessoais nos últimos anos retratam viagens pelo Brasil e EUA.

Fred Busch

O fotógrafo e maratonista trabalhou no estúdio Abril e colabora com a Editora Abril e outras publicações editoriais. Também atua no mercado publicitário.

Levi Mendes Jr.

Formado em fotografia pelo Senac, foi repórter fotográfico para a Agência Angular, Veja SP e Veja, estúdio Abril. Seu estilo alia a velocidade do fotojornalismo com a técnica de estúdio. Participou do “Art Book Brazil” e com imagens fotográfica para diversos livros.
Luis Gomes (Lula)
Estudou fotografia pelo Sesc. Foi assistente do fotógrafo gênio polonês Ernst Schauder. No estúdio Abril acompanhou métodos diferenciados de iluminação. Hoje tem estúdio próprio segue fotografando produtos, arquitetura, decoração e natureza, a sua paixão.

Pedro Morais

Publicitário por formação,trabalhou em New York com um dos grandes nomes do mundo fotográfico, Christopher Micaud. Realizou trabalhos para as revistas W, Vogue, Bazaar, Saks Fifth Avenue, L’Oréal, Swarovski e HStern. Hoje atua como fotógrafo nas áreas de moda, publicidade, arquitetura e decoração.

Pedro Rubens

Foi assistente de Peter Leist, alemão atuante na área de fotografia editorial e publicitária. Trabalhou no estúdio Abril até montar seu próprio estúdio, realizando trabalhos para as áreas editorial e publicitária, como Editora Abril, a Fundação Abrinq-Save The Chidren e para várias agências de publicidade.

Zé Amaral

Graduado em Economia, paralelamente cursou fotografia no Cine Foto Clube Bandeirantes. Foi repórter fotográfico de várias publicações editoriais. Hoje fotografa em seu próprio estúdio, desenvolvendo projetos para o mercado publicitário e editorial, com especial destaque para as áreas de gastronomia, still e retratos.

Galeria Coletivo (http://www.galeriacoletivo.com.br)

Em sua maioria, as produções e exposições artísticas, exploram a fotografia de diversas formas como, por exemplo, produto final, suporte para outras interferências, registros históricos ou jornalísticos. Colaborando ou sendo um agente realizador (e muitas vezes catalisador) dessas vertentes atuais, as galerias e mostras demonstram, cada vez mais, apreço, aceitação e identificação com a fotografia.
Inserida neste contexto, a Galeria Coletivo tem o propósito de constituir-se como um elo de recepção e divulgação de trabalhos fotográficos ainda puros por essência, livres em seu fazer artístico.
Todos os fotógrafos que dela participam são reconhecidos, nos meios pelos quais circulam, como de grande habilidade técnica e por sua excelência em realizar trabalhos comerciais e editoriais. As imagens são resultados do exercício diletante, embora embrenhadas pela vivência fotográfica. São objetos capturados que emergem do prazer de imortalizar uma cena, de concretizar um pensamento que, visualmente, constituem-se de cenas, gestos e emoções atraídas diretamente de diversos olhares.
As imagens, muitas vezes, inéditas, expostas pela Galeria Coletivo destacam-se pelo seu alto teor conceitual e estético.



Compartilhar no Twitter

Publicidade