Facebook Instagram Twitter YouTube

Jornalista narra a vida dos habitantes de Israel

Os israelenses

Editora Évora traz o cotidiano de um dos povos mais antigos do mundo

Israel é um país minúsculo. Localizado na Ásia Ocidental, quase chegando na Àfrica e banhado pelo Mar Mediterrâneo faz fronteiras ao norte com o Líbano, ao leste com a Síria e Jordânia e no sudoeste com o Egito, além de ser fronteiriço com a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. Com uma população de aproximadamente 7,9 milhões de habitantes, dos quais 6 milhões são judeus e o restante se divide entre árabes e grupos religiosos, como os muçulmanos, cristãos, drusos e samaritanos. Suas raízes históricas são narradas na Bíblia, mas mesmo assim não é uma região baseada na paz. Pelo contrário, seu território é palco de guerras e conflitos, e desde 1948, quando Israel declarou sua independência e estados árabes atacaram o país, as batalhas não pararam, e até hoje somos assombrados por notícias de explosões e mortes que parecem fazer parte da rotina do país.

A Editora Évora traz “Os Israelenses - Pessoas comuns em uma Terra Extraordinária”, de Donna Rosenthal, que afirma “este é um livro sobre pessoas comuns tentando viver uma vida normal durante tempos anormais. Os isralenses destas páginas não são convidados da CNN, BBC ou Al-Jazeera. São um mistura disparatada do radicalmente moderno e o devotamente tradicional. Apesar dos traumas da segunda intifada, eles enchem salas de concerto, dançam em discotecas e discutem em cafés - a maioria dos quais não explodem. Os israelenses são especialistas em viver com uma frequência de ataques terroristas que nenhum povo suportou por tanto tempo”. Rosenthal destaca o cotidiano e narra passagens onde o leitor pode pensar - “isso acontece realmente?”. São fardas de exército, kipahs, chales, perucas e véus, além dos bonés de beisebol. Com um jeito peculiar, cada capítulo traz diferentes tipos de israelenses contando suas várias histórias que refletem essa diversidade.

"A vida é incerta, portanto, coma sua sobremesa primeiro" é essa a filosofia dos habitantes de Israel. Em algumas regiões a morte está sempre à espreita e eles buscam formas mais maleáveis de compartilhar o cotidiano. “Os Israelenses – Pessoas comuns em uma Terra Extraordinária” narra os dramas e a vida de um povo que a história esqueceu de resgatar. Um país que tem em seu povo o retrato de sofrimento e dor, mas que mesmo assim faz a diferença na economia, no empreendedorismo e na inovação. O livro traz o povo pelo povo, com seu modus vivendi, e explica como ele vive, é criativo e foge da morte. Temas como tornar-se um israelense, a volatidade da vizinhança, namoro e casamento, o exército do povo, as ações da bolsa, as diferentes tribos, as religiões, entre outros assuntos são abordados na obra de Rosenthal.

SOBRE O AUTOR

Donna Rosenthal foi produtora de televisão e repórter da rádio Israel e do “The Jerusalem Post” e professora da Universidade Hebraica. Fez reportagens sobre o Irã, o Líbano, o Egito e Jordânia e foi a primeira jornalista a viajar para as remotas aldeias nas montanhas da Etiópia e apresentar aos ouvintes de rádio israelenses os judeus rezando nas sinagogas pela emigração para Israel. Venceu três prêmios Lowell Thomas e já viajou para mais de 60 países. É mestre em Relações Internacionais (Oriente Médio) pela Escola de Economia de Londres.

SOBRE O LIVRO

Título: Os Israelenses

Subtítulo: Pessoas comuns em uma Terra Extraordinária

Autora: Donna Rosenthal

Assunto: Costumes e hábitos de um povo

Preço: R$ 69,90

Páginas: 520

Formato: 16 x 23 cm

ISBN: 978-85-63993-53-3

Edição: 1ª

Acabamento: Brochura



Compartilhar no Twitter

Publicidade